Imposto de renda
Você já ouviu falar sobre o imposto sobre a renda? Ele é um tributo obrigatório que cada contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, precisa deduzir uma certa porcentagem da sua renda média anual para o governo federal. Mas, você sabia que é possível fazer um planejamento fiscal pessoal para estruturar com antecedência a sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e aproveitar ao máximo todas as deduções de despesas disponíveis para você?
Sabemos que lidar com as constantes mudanças nas regras e regulamentos fiscais pode ser um processo complexo e estressante. É por isso que estamos aqui para ajudar! Nós simplificamos todo o processo e fazemos um planejamento fiscal em parceria com você, para que na hora da entrega da sua declaração, você esteja tranquilo e possa aproveitar todas as deduções disponíveis, reduzindo seus passivos com a Receita Federal.
Não perca mais tempo preocupando-se com a sua declaração do imposto de renda. Entregue-a nas primeiras semanas e receba sua restituição mais cedo. Conte conosco para te ajudar a aproveitar ao máximo todas as vantagens que a legislação fiscal pode oferecer.
Documentos para a declaração de imposto de renda
- Nome, CPF, data de nascimento, título de eleitor;
- Dependentes, se houver: nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento;
- Dados da conta bancária para restituição ou débitos de imposto apurado, caso aja;
- Endereço atualizado;
- Cópia da ultima declaração do imposto de renda pessoa física (completa) entregue;
- Atividade profissional exercida atualmente.
- Notas de corretagem;
- Extrato da corretora;
- Login e senha do portal do investidor – B3;
- Relatório de proventos;
- Relatório de posição;
- Informe de rendimentos corretora e/ou Exchange;
- DARFs pagas (se houver).
- Recibos de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro saúde (com CNPJ da empresa emissora e a indicação do paciente);
- Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional e a indicação do paciente);
- Comprovante de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora e a indicação do paciente);
- Comprovante de pagamento de previdência social e previdência privada (com CNPJ da empresa emissora);
- Recibos de doações efetuadas.
- Informes de rendimentos de instituições financeiras (bancos), inclusive corretoras de valores;
- Informes de rendimentos de salários, pro-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensão, etc;
- Informes de rendimentos de aluguéis de bens moveis e imóveis recebidos de jurídicas;
- Informações e documentos de outras rendas recebidas no exercício, tais como rendimento de pensão alimentícia, doações, heranças recebidas no ano, dentre outras;
- Autônomos: dados do carnê-leão e DARF’s pagas.
- Documentos que comprovem a compra e venda de bens e direitos efetuados ao longo de 2022 – imóveis, contas-correntes, aplicações financeiras, veículos, etc.
- Informações e documentos de dívidas e ônus contraídos e/ou pagos no ano de 2022.
Por que é importante contratar um
contador
para declarar o Imposto de Renda?
Chegou a época da declaração do imposto de renda e, apesar de parecer simples, é importante ter muito cuidado ao preencher todos os campos corretamente, pois qualquer erro pode acarretar multas ou até mesmo o bloqueio do CPF.
Mas não se preocupe, ao contratar a JDGM2 Contabilidade, vocês terão segurança e comodidade durante todo o processo de declaração. Com todo o conhecimento da legislação, a JDGM2 Contabilidade pode conseguir maiores chances de dedução dos impostos pagos e até mesmo encontrar alternativas para aumentar a restituição de valores.
Além disso, vocês não precisarão se preocupar com a instalação do programa, arquivamento de informações e leitura da legislação. E lembrem-se, qualquer irregularidade na entrega ou perda de prazo pode ocasionar multas que podem chegar em até 20% da renda total do declarante, além do bloqueio do CPF.
Por isso, é tão importante contar com o auxílio de uma contabilidade experiente como a JDGM2 Contabilidade que possa orientá-los durante todo o processo de declaração do imposto de renda de 2023. Então não deixem para a última hora, contratem agora mesmo a JDGM2 Contabilidade e fiquem tranquilos!